29 de janeiro de 2013

RESENHA: Beijo na Boca - Ivan Jaf

Título: Beijo na Boca 
Autor: Ivan Jaf
Ano: 2003 (versão original: 1994)
Páginas: 80
Editora: Moderna


~~~~~~~ // SINOPSE // ~~~~~~~
"Antônio gostava de Patrícia, mas só conseguiu dançar com a tia. Emília tinha muito medo de morrer sem ser beijada. Ângela se achava retardada, Paula invejava a irmã mais velha e Ana treinava beijos em chocolates. E Sandra? Conseguiria beijar com um aparelho nos dentes? Pedro Paulo tinha de lembrar- se: aquela era a namorada de seu maior e mais forte amigo. E Diane falava tanto, tanto! Quem sabe só um bom beijo para deixá-la bem quieta."


~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ // RESENHA // ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

A 1ª vez a gente nunca esquece! Seja ver o mar, fazer a primeira barba, usar o primeiro sutiã  a primeira transa, e principalmente, o primeiro beijo! Pode ele ter sido natural, casual, confuso, apaixonado, planejado, ou até roubado, o primeiro beijo é uma das experiencias mais marcantes de uma pessoa!

E é exatamente sobre isso que "Beijo na Boca" de Ivan Jaf fala! O livro é curtinho, apenas 80 páginas com oito histórias desastradas sobre o primeiro beijo de Ântonio, Emilia, Angela, Sandra, Paula, Pedro Paulo, Ana e Fabiano. 

Apesar de ser um livro para crianças, ele é bem maduro em algumas passagens, que nos levam a fazer algumas reflexões sobre o que achamos sobre relacionamentos, e também sobre como foi nosso primeiro beijo. Ivan Jaf faz a dosagem certa entre diversão e reflexão, e retrata com detalhes as duvidas e angustias que todos adolescentes passaram (ou passarão) com o seu primeiro beijo!

Outro ponto positivo é a construção dos personagens. É impossível você não se identificar com algum, ou rir de outro! Eu por exemplo, me via na situação de "Antonio", que pensava de mais, em milhares de possibilidades e suas consequências, mas  pouco agia! E lembrei-me de uma amiga que tem a personalidade idêntica a de "Emília"!

É um livro leve, gostoso e divertido, que li em algumas horas numa tarde de sábado e fiquei com gostinho de "quero mais" ao termina-lo. Ele garante boas risadas e alguns suspiros, enfim, na medida certa!

Vi no site da Saraiva e da Livraria Cultura, que ele custa em torno de R$ 30,00. Apesar de ter gostado do livro, não acho que ele valha tanto! Por isso aconselho ao que gostaram do livro, a pesquisarem no "Mercado Livre" ou sites do tipo, que sai bem mais em conta, ou façam como eu, deem uma pesquisada em algum sebo da sua cidade! Vale a pena, confiem!


Nota: 7,5/10 - Um livro bonitinho, engraçado e nostálgico.

10 comentários:

  1. Oi, Guilherme.
    Sua sinopse sugere que o livrinho seja uma excelente opção. Parabéns pela postagem e pelo novo conteúdo do Blog.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Fer, tanto pelo comentário, como pelo elogio!

      Excluir
  2. Gente, realmente achei a ideia do livro muito bacana *o*
    Ahhh, pelo jeito ele faz a gente viajar mesmo! Hahahaha
    Muiiiiito boa a sua resenha, falou direitinho e eu curti bastante, fiquei com uma vontade enorme de ler, adoro livros divertidos e ao mesmo tempo "maduros", obg por essa dica maravilhosa e até o/
    É a primeira vez que passo por aqui, mas achei bem legal!
    Maneiro o layout ^-^

    http://recordandopalavras.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E ai, Mayara, obrigado pelos elogios cara, fico feliz que você gostou! Aconselho super a dar uma lida no "Beijo na Boca"!

      Vou dar uma passadinha no seu Blog!

      Excluir
  3. Gosto muito desses romances nacionais bem levinhos, li este livro faz algum tempo mas adoraria ler de novo se tivesse! Ótima resenha!

    Abraços,

    Alisson
    http://contandolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. uooow, esse livro parece muito legal! de verdade mesmo!
    -xoxo

    s2juuh.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Guilherme!
    O livro parece ser bem interessante mesmo.
    O primeiro beijo a gente nunca esquece mesmo que tenha sido confuso e ruim (como o meu. kkkkk)

    Bjs
    Gabi Lima
    http://livrofilmeecia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha, realmente, o primeiro beijo fica na lembrança pra sempre!

      Excluir

Hey, o nosso papo não é um monólogo! Deixe seu comentário!